Muitas pessoas acreditam que os Mini Coelhos não possuem uma personalidade, que não conseguem ser afetuosos ou criar uma relação de amor e carinho com seu proprietário. Isso é um erro. Só quem tem um orelhudo, sabe o quanto eles demonstram seus sentimentos, não deixando nada a desejar para o cachorro ou o gato!O problema, é que muitos não sabem traduzir os sinais que seu coelhinho está dando nem aceitam sua personalidade. Existem coelhos que são hiper carinhosos, mas não gostam de "grude", de colo. Como também existem coelhos que amam colo, mas não gostam muito da "companhia do seu dono".
A principal dica para criar um laço com seu coelho, é tratá-lo com todo o carinho e amor que pode oferecer.
Sempre lembrando das suas necessidades.
Se seu coelhinho tem tudo que precisa, tem seu amor e carinho, ele certamente já irá fornecer sua amizade como forma de agradecimento.
Mesmo assim, ainda encontramos Mini Coelhos bravos, ariscos, que avançam em seus donos e não aceitam manuseio de estranhos.
Bom, comportamento está relacionado também a genética. Nessas horas, adquirir um filhote de um criador, é sempre a melhor opção, pois os filhotes tendem a puxar a personalidade dos pais (observem que isto não é uma regra, apenas uma possibilidade). Um criador, sempre irá manter em seu plantel, coelhos dóceis para evitar esse tipo de problema com seus filhotes. Um coelho bravo, possui uma chance maior de gerar filhotes que tendem a desenvolver tal comportamento na fase da adolescência ou depois de adulto.
Outra coisa: hormônios. A castração além de ser benéfica para saúde, é super indicada para interromper a produção de hormônios em coelhos de estimação. Em 90% dos casos o temperamento do Mini Coelho está relacionado ao excesso de hormônio, pois antes o filhote que era super dócil, atingiu a adolescência e está impossível. Castrar, é a única solução.
Lembre-se também que alguns Mini Coelhos são mais reservados, e normalmente escolhem uma pessoa da família para ser seu "dono-principal". Normalmente esse dono é o que possui maior sintonia com o coelhinho, que cuida, trata, limpa, dá atenção, etc.
Então se um estranho (que não faz parte da sua convivência ou família) tentar contato com seu Mini Coelho logo de cara e sem cuidado, poderá sim levar uma mordida. Como os cães, eles estranham, e irão ver essa pessoa como uma ameaça.
Você sempre deve apresentar estranhos com a sua supervisão. A pessoa NUNCA deve colocar seu dedo na gaiola ou na frente da boca do coelho, é pedir para ser mordido! O coelhinho pode confundir o dedo com algo de comer, roer, ou simplesmente pode achar que a pessoa está oferecendo seu dedo para ele beliscar, afinal, por qual outro motivo alguém tentaria colocar algo em sua boca??
Coelhinhos assustados são mais difíceis de "tratar" que coelhinhos nervosos.
A antipatia não está relacionada a hormônios como no caso da agressividade, e sim, normalmente, a traumas que o coelhinho passou, situações que já viveu ou está vivendo e sua personalidade.
Então, você deverá ter muita paciência para mostrar para o seu orelhudo, que agora está tudo bem e que ele pode - e deve - confiar em você.
É muito comum filhotes ariscos no primeiro dia em casa, mas depois de algumas semanas eles já devem perder esse hábito. Se o seu filhote não perdeu esse hábito, foge de você, não aceita carinhos, ele pode ter sofrido um trauma muito grande que o impede de confiar em pessoas.
Sendo assim, é sempre importante conversar com seu coelho num tom calmo, manuseá-lo mais dentro da sua gaiola (ou cercado) e evitar deixá-lo solto, pois isso irá atrapalhar o processo dele se socializar com você.
Como dissemos acima, é sempre importante oferecer desde filhote muito carinho e conversar com seu coelho. Se você adquirir um filhote (até 4 meses), as chances dele se adaptar e acostumar com você, são maiores. Filhotes podem ser moldados, então você poderá influencia-lo e educá-lo, mas nunca poderá mudar sua personalidade. Se ele é um coelho calmo, ele irá te amar sendo calmo. Se o seu coelhinho é brincalhão, ele irá te amar com esse jeito peralta!
Coelhinhos adotados, normalmente passaram por "traumas", então talvez você leve um pouco mais de tempo e tenha que se adaptar às suas necessidades e manias.
É sempre importante também, castrar seu Mini Coelho (veja a lista de veterinários especializados em exóticos nesta página) quando ele completar 5-6 meses.
Sempre dizemos que um coelhinho só demonstra sua verdadeira personalidade depois da castração, quando interrompe-se a produção de hormônio. Antes disso, os coelhos acabam "sendo de lua", pois seu comportamento em tal hora, vai levar em conta a sua atividade hormonal. Os hormônios com o tempo vão deixando seu filhote tão estressado, que uma hora ele vai ter que liberar essa raiva, e é aí quando começam os problemas.
É sempre importante ter em mente, que cruzar seu Mini Coelho não irá resolver em nada, pois depois de alguns dias o comportamento retornará (até mesmo pior) e você não poderá disponibilizar pra ele uma fêmea diferente toda semana, não é mesmo? Nem poderá colocar sua coelhinha pra ser mãe todos os meses.
Então, fica a dica!
Resumindo: Amor e carinho são super importantes! Mas castração e oferecer os cuidados que o seu filhote precisa só irá contribuir pra ele virar seu melhor amigo!
Fiquem abaixo com o dicionário de Mini Coelhês para entender os sinais que seu coelho quer passar:
Quer usar este texto no seu blog/site? Cite a fonte, e nos comunique. Reproduzir artigos assumindo ser de sua autoria é plágio e crime de acordo com a Lei 9.610-9.