A alimentação é fácil e pode ser bem variada. Eles comem ração, feno e outros alimentos como vegetais, frutas e até mesmo alguns cereais.
Ao contrário do que dizem, os Mini Coelhos são limpos e sem odor. A má fama de urina forte vem dos coelhos comuns, que não foram desenvolvidos pra estimação e realmente a presença de amônia é mais evidente. Os Mini Coelhos fazem sua própria higiene, não necessitando de banhos e além disso, o cheiro da sua urina é mais
suave, ficando no mesmo patamar de um cão ou gato. Eles aprendem facilmente (se ensinados) a utilizarem um local específico para suas necessidades.
O veterinário ideal e capacitado pra cuidar do seu filhote é um veterinário de exóticos. Esse veterinário especializado é facilmente encontrado na atualidade e o custo é o mesmo de um veterinário comum.
Outro ponto importante que vale ressaltar é a castração. Como animal de estimação, castrar é um passo obrigatório pra quem deseja ter um orelhudo. O principal objetivo da castração em coelhos é interromper a produção de hormônios que surgem na adolescência, evitando que seu Mini Coelho fique estressado, tenha gravidez psicológica, fique nervoso, mude de comportamento,adquira câncer ou tumores futuramente.
A castração em coelhos é permitida após 6 meses e por ser um processo de valor mais alto (que fará com um veterinário) é bom já ir estudando preços e poupando desde que ele for um bebezinho. A castração de um coelho, é o mesmo preço da castração de um cachorro.
A maioria dos Mini Coelhos tendem a docilidade, companheirismo e afeto. Porém, o proprietário precisa dar atenção e carinho se deseja receber o mesmo em troca. São animais que gostam de colo se habituados, interagem, aprendem o nome e não deixam a desejar para cães ou gatos.
A convivência com crianças e outros animais é tranquila se ambas partes forem acostumadas. Eles só não interagem tranquilamente com outro Mini Coelho, podendo brigar até a morte.
Ao adquirir um filhote, sempre procure um criador experiente e que te passe confiança.
Evite animais de pet shops ou feiras. Tenha suas dúvidas esclarecidas, pesquise sobre a raça desejada e faça uma aquisição consciente! Certifique-se também se está levando pra casa um filhote saudável. Leia mais sobre esse tema aqui